6 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

GULAMHUSSEN, Mohamed Azzim    MARQUES, Áurea. A sensibilidade política do investimento português no Brasil: Estudo de um caso. []. , 6, 2, pp.58-69. ISSN 1645-4464.

A globalização económica associada a movimentos de capitais intensos e voláteis, colocam a análise do risco no centro da avaliação das decisões de investimento. Existem inúmeros estudos sobre o impacto dos diferentes tipos de riscos a que as empresas normalmente estão sujeitas. Este trabalho analisa a sensibilidade política do investimento português no Brasil, que não é tão elevada quanto os jornais económicos sugeriram. O estudo de caso permite determinar probabilidades implícitas na avaliação do risco de 52% no caso da expropriação, 12,33% nos rendimentos bloqueados, e 38% no caso de uma possível alteração da política fiscal. Estas probabilidades reflectem um grau de confiança razoável por parte dos gestores nacionais na tomada de decisão do investimento estrangeiro. A experiência recente demonstra que esta confiança não foi, de todo, exagerada.

: Risco Político.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License