9 1-2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

RIBEIRO, Alexandrino. Determinantes da política de dividendos: Evidência empírica para as empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisbon. []. , 9, 1-2, pp.15-25. ISSN 1645-4464.

A problemática dos dividendos distribuídos pelas empresas tem merecido a atenção de diversos estudos, teóricos e empíricos, no âmbito das finanças empresariais. Com o presente artigo, pretende-se dar um contributo para esta temática averiguando-se os factores determinantes da política de dividendos das empresas. Nesse sentido, investiga-se o efeito que um conjunto de factores exerce sobre os dividendos distribuídos pelas empresas não financeiras emitentes que integram a Euronext Lisbon. Os resultados obtidos sugerem a existência de indicadores específicos à empresa susceptíveis de influenciar a sua política de dividendos. O cash-flow gerado e o preço de mercado das acções da empresa parecem influenciar positivamente os dividendos distribuídos pela empresa. Nas empresas não financeiras emitentes que compõem o índice bolsista PSI 20, os resultados evidenciam ainda, para além do efeito positivo dessas mesmas variáveis, a existência de um efeito negativo do resultado líquido na distribuição de dividendos.

: Política de Dividendos; Mercado de Capitais; Euronext Lisbon; PSI 20.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License