10 1-2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

     

 

Editorial

O maior número de artigos de origem brasileira publicados nesta edição reflete uma tendência que se tem revelado consistente ao longo dos últimos meses – a submissão de um número crescente de artigos por parte de colegas das universidades brasileiras.

Seria à partida uma tendência esperada, dada a enorme diferença populacional entre os dois países, mas, o que é verdade, é que demorou bastante tempo até que os universitários brasileiros aceitassem a revista como sua.

Enquanto editores consideramos ter atingido um dos nossos objetivos – fazer desta revista uma publicação luso-brasileira no pleno sentido do termo.

Um outro fator, que gostaríamos de salientar, prende-se com a crescente consulta da edição eletrónica na base de dados SciELO o que demonstra bem o interesse do público pelos artigos publicados.

Por último, salienta-se que a grande diferença entre artigos dos autores portugueses e dos autores brasileiros continua a ser o maior pendor teórico e qualitativo dos textos brasileiros e uma componente mais empírica e quantitativa dos textos portugueses.

Este número, dada a sua maior dimensão, apresenta um leque mais diversificado de temas. A sustentabilidade e a governança são tratadas em dois artigos de grande atualidade.

O papel da consultoria externa, a perceção do risco nas compras na Internet, a utilização das tecnologias no self-service na banca por parte dos consumidores e a importância das rotinas contabilísticas são outros temas que integram esta edição e que esperamos sejam de leitura útil.

Atualidade, variedade de temas e diversidade de abordagens é o que este número da revista reserva aos seus leitores

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License