10 1-2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

PEREIRA, João. Gestão ambiental do produto: Rumo à sustentabilidade industrial. []. , 10, 1-2, pp.13-23. ISSN 1645-4464.

^lpt^aVários estudos têm demonstrado que somente o melhoramento dos processos de manufatura não é suficiente para amenizar os problemas ambientais. Este artigo descreve a evolução das medidas adotadas para reduzir os impactos ambientais no setor industrial, destaca a importância da gestão ambiental como passo inicial e apresenta os benefícios de se considerar as questões ambientais na fase de desenvolvimento do produto. Define a gestão ambiental do produto e como esta pode conciliar competitividade e preservação ambiental e revela o panorama atual e perspectivas futuras do desenvolvimento de produtos de menor impacto ambiental. Conclui-se que é possível satisfazer os desejos e necessidades do consumidor através de processos industriais mais limpos e de objetos mais duráveis e assimiláveis pelos processos naturais, ou seja, é possível incorporar os aspetos ambientais no desenvolvimento de produtos e ao mesmo tempo aumentar a competitividade da empresa .^len^aSeveral studies have shown that only the improvement of manufacturing processes is not sufficient to reduce environmental problems. This article describes the evolution of solutions to reduce environmental impacts in the industrial sector and reinforce the importance of environmental management as an initial step. The article also provides the benefits of considering environmental issues during product development. Furthermore it defines products environmental management and how it can integrate competitiveness and environmental protection revealing the current landscape and future prospects for product development with lower environmental impact. In conclusion, it is possible to satisfy the desires and needs of consumers through cleaner industrial processes and environmental friendly products. In other words, it is possible to implement environmental aspects into product development and to improve at the same time the company's competitiveness.^les^aVarios estudios han demostrado que sólo la mejora de los procesos de fabricación no es suficiente para mitigar los problemas ambientales. En este artículo se describe la evolución de las medidas adoptadas para reducir los impactos ambientales en el sector industrial, se destaca la importancia de la gestión ambiental como un passo inicial y se presenta las ventajas de tener en cuenta las cuestiones ambientales durante el desarrollo del producto. Define la gestión ambiental del producto y cómo se puede conciliar la competitividad y la protección del médio ambiente y pone de manifiesto la situación actual y perspectivas futuras de desarrollo de productos con menor impacto ambiental. Llegamos a la conclusión de que es posible satisfacer los deseos y necesidades de los consumidores a través de procesos industriales más limpios y más duraderos que son asimilados por los procesos naturales, es decir, es posible incorporar aspectos ambientales en el desarrollo de productos y al mismo tiempo aumentar la competitividad de la empresa.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License