10 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

FERNANDES, Rui; GOUVEIA, Joaquim Borges    PINHO, Carlos. Medição da incerteza da procura numa cadeia de abastecimento com múltiplos pontos de inventário. []. , 10, 4, pp.67-79. ISSN 1645-4464.

^lpt^aO principal objetivo deste estudo é a definição de um indicador para medir o impacto da incerteza da procura, nas diferentes fases da cadeia de abastecimento. Em concreto, pretendemos demonstrar a importância da medida da incerteza, em diferentes pontos de uma cadeia de abastecimento, de forma a auxiliar os gestores na definição de níveis ótimos de inventário. Com esta métrica, os gestores serão capazes de estabelecer uma meta mais confiável e alinhada para o seu nível de inventário, considerando a exposição ao risco, com o objetivo de promover a otimização do capital investido. O modelo vai ser desenvolvido com base na metodologia das opções reais. De uma forma geral, este trabalho contribui para o conhecimento da otimização de inventários e do desempenho da cadeia de abastecimento em condições de incerteza. Os testes efetuados evidenciaram os efeitos desfavoráveis no valor do capital investido, como consequência da introdução de valores não ótimos nas sucessivas fases, tendo em conta diferentes níveis de penetração da incerteza.^len^aThe main goal of this study is the definition of an indicator able to measure the impact of demand volatility in different supply chain stages. Specifically, we aim the importance of the uncertainty measurement, at different points in a supply chain, in order to support managers in defining the optimal inventory levels. With this metric, managers are able to establish more reliable and aligned inventory targets, considering the risk exposure and promoting the invested capital optimisation. The model is based on the real options methodology. Overall, our investigation increases the knowledge related with inventory optimisation and supply chain performance under uncertainty environments. The numerical application supports the conclusion about the adverse effects on the invested capital value, as a result of the introduction of non-optimal values ??in sequential stages, considering different uncertainty penetration levels.^les^aLas compras entre organizaciones cada vez más presentan relaciones de cooperación con los proveedores como la clave para una gestión eficaz en la cadena de suministro. En este sentido, la investigación tiene como objetivo estudiar la generación de confianza en las relaciones de compra entre organizaciones. La metodología usada fue exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo y análisis de contenido. Los resultados indicaron que en la percepción de los compradores, independientemente de la rama de actividad, hay confianza entre el comprador y el proveedor. La definición de la confianza ha salido del análisis, como sinónimo de ventaja competitiva, al referirse a la capacidad del proveedor para contribuir al éxito de la organización de la empresa compradora. Se concluyó que los generadores de confianza entre organizaciones surgen de una combinación de tres aspectos: el buen desempeño operativo, una relación especial y la ética empresarial.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License