11 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

SILVA, Renata; CHAUVEL, Marie    MACEDO-SOARES, T. Diana. Investigando o comportamento dos consumidores que buscam a simplicidade: Um estudo exploratório. []. , 11, 1, pp.55-65. ISSN 1645-4464.

^lpt^aA aceleração do consumo trouxe impactos ambientais e sociais. Assim, houve reflexões sobre como os indivíduos estão consumindo. Uma tendência que tem surgido é a de procurar uma vida mais simples com menor orientação para o consumo. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre consumidores no Brasil à procura de uma vida mais simples. A pesquisa foi realizada por meio da netnografia em uma comunidade virtual com uma discussão dedicada ao tema «vida simples». Na análise de dados, os temas principais abordados no debate emergiram, sendo divididos em quatro temas: características da vida simples, pontos positivos de ser simples, pontos negativos da simplicidade, e perspectiva em relação ao futuro. Os resultados sugerem que as características deste grupo são diversas: desde uma redução do consumo até uma mudança para um consumo mais consciente. Percebem que a simplicidade traz benefícios pessoais (vida mais equilibrada e feliz) e sociais (compromisso com o planeta), mas também há dificuldades na vida simples.^len^aThe environmental and social impacts caused by the increase of consumption have encouraged discussions on how people consume. Therefore, some individuals have been changing their attitude and searching for a simpler life in which consumption is reduced. The present article aims to share the results of a research related to Brazilian consumers who are in search of simplicity. The research was performed through netnography of a virtual community whose topic of discussion was “A Simple Life”. Four principal themes emerged from the community's discussion in the data analysis: characteristics of a simple life, the benefits of being simple, difficulties of the simple life, and perspective on the future. Results show that the group presents several peculiarities: the wish to reduce consumption and a more conscious form of purchasing goods. They realize that a simple life creates personal satisfaction (since balancing seems to bring happiness), as well as social wealth (they are concerned with the planet as a whole). However, there are difficulties of being simple.^les^aLa aceleración del consumo ha provocado impactos ambientales y sociales. Por lo tanto, hubo reflexiones sobre cómo las personas están consumiendo. Una tendencia que ha surgido es la búsqueda de una vida más simple con menos énfasis en el consumo. Este trabajo presenta los resultados de una encuesta sobre los consumidores en Brasil que buscan de una vida más sencilla. La encuesta fue realizada por medio de una netnografia en una comunidad virtual con un debate temático sobre la “vida simple”. En el análisis de los datos, los principales temas abordados en el debate fueran surgiendo, y fueron divididos en cuatro temas: las características de una vida sencilla, los puntos positivos de ser simples, los puntos negativos de la simplicidad, y la perspectiva para el futuro. Los resultados sugieren que las características de este grupo son diversas: desde una reducción en el consumo hasta un cambio a un consumo más consciente. Se han dado cuenta que la simplicidad trae beneficios personales (vida más equilibrada y feliz) y sociales (compromiso con el planeta), pero también hay dificultades en la vida simple.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License