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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

GOMES, Eliane; MELLO, João; NETO, Luiz    MEZA, Lidia. Gestão de auto-estradas: análise de eficiência das auto-estradas federais brasileiras com portagens. []. , 11, 2-3, pp.55-62. ISSN 1645-4464.

^lpt^aNos últimos anos, a exploração de várias auto-estradas tem sido privatizada. A avaliação dos serviços prestados pelas empresas concessionárias é feita normalmente por métodos qualitativos. Este trabalho propõe o uso do método quantitativo Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) na avaliação de cinco auto-estradas federais com cobrança de portagem. São usados dois modelos parciais e dois modelos globais - que agregam os resultados dos modelos parciais -, com variáveis relativas à arrecadação das praças de portagem, ao tráfego da auto-estrada, ao número de acidentes, aos investimentos realizados e à extensão total da auto-estrada. Os resultados obtidos indicam que essa abordagem pode ser empregada, com sucesso, na determinação de um índice único de qualidade, pois não exige a aplicação de nenhum tipo de questionário ao usuário.^len^aIn recent years, the operation of several highways has been privatized. The assessment of the services carried out by the concessionaire companies is done usually using qualitative methods. This work proposes the use of a quantitative method based on Data Envelopment Analysis (DEA) in the assessment of five federal toll highways. Four models are used, two partial and two global models - that aggregate the partial model results - having variables relatively to the collect toll units, road traffic, number of accidents, investments and the full road width. The obtained results indicate that this approach may be used successfully in the determination of a unique quality index, because the approach does not require any sort of queries by use of questionnaires answered by the users.^les^aEn los últimos años, la exploración de varias autopistas ha sido privatizada. La evaluación de los servicios prestados por las empresas concesionarias se hace normalmente por métodos cualitativos. En este trabajo se propone el uso de los métodos cuantitativos de análisis envolvente de datos (Data Envelopment Analysis - DEA) en la evaluación de cinco autopistas federales con cobro de peaje. Se utilizan dos modelos parciales y dos modelos globales - que agregan los resultados de los modelos parciales - con variables relacionadas con los ingresos de los peajes, el tráfico de la autopista, el número de accidentes, las inversiones realizadas y la extensión total de la Autopista. Los resultados indican que este enfoque puede ser utilizado con éxito en la determinación de un único índice de calidad porque la aplicación no requiere ningún tipo de cuestionario al usuario final.

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