12 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

PAZOS, David Villacis. Modelo de organização adaptável a cenários turbulentos: O caso do setor empresarial energético brasileiro. []. , 12, 3, pp.11-20. ISSN 1645-4464.

O objetivo desta pesquisa é identificar o pensamento de gestores em relação às características de um modelo organizacional com capacidade de adaptação a ambientes turbulentos, que permita atingir sustentabilidade da empresa ao longo do tempo. Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem qualitativa. O método usado para o tratamento dos dados foi a Grounded Theory com apoio do software Atlas/ti. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista em profundidade de uma amostra teórica. Da pesquisa, através de Grounded Theory, emergiram três categorias: planejamento prospetivo, sistemas adaptativos e integração estrutural, que formam a capacidade de adaptação necessária para atingir a sustentabilidade organizacional. A vantagem deste modelo com suas propriedades e dimensões é a possibilidade de medição da capacidade de adaptação para atingir a sustentabilidade organizacional.

: Modelo Organizacional; Turbulência; Adaptabilidade; Integração; Sustentabilidade.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License