12 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

LUCENA, João Pedro de    CASACA, Joaquim. Branding no futebol: O valor económico das marcas dos «três grandes» do futebol português. []. , 12, 3, pp.33-46. ISSN 1645-4464.

^lpt^aNo futebol, tal como em outras indústrias, uma marca forte induz acréscimos de proveitos. Assim, quantificar o valor da marca de um clube de futebol é um dado económico relevante. Este artigo tem como objetivo estimar o equity financeiro das marcas «Benfica» (SLB), «Sporting» (SCP) e «Futebol Clube do Porto» (FCP) a cinco anos, ou seja, estimar o seu valor económico. Esta investigação foi realizada a partir de uma adaptação do modelo Interbrand®, recorrendo-se aos dados das demonstrações financeiras dos três clubes no período compreendido entre as épocas de 2005/2006 e 2009/2010 e de um inquérito junto de um painel de cinco especialistas em gestão de futebol profissional. Os resultados mostram que o FCP apresenta a marca mais valiosa, com cerca de 54,5 milhões de euros, seguido pelo SLB com cerca de 51,6 milhões de euros e, por último, o SCP com cerca de 39,5 milhões de euros. Concluiu-se ainda que os fatores que contribuem para a formação de valor económico nos clubes de futebol profissional são a gestão desportiva (63%), a gestão da marca (16%), a gestão financeira (16%) e outros fatores (5%).^len^aAs in other industries, in soccer industry a strong brand induces sales on the club that owns it. So, quantifying brand equity is an important financial data. The objective of this article is to estimate the financial brand equity of the brands “Benfica” (SLB), “Sporting” (SCP) and “Futebol Clube do Porto” (FCP) for a five year period. This investigation was based on an adaptation of the Interbrand® model and the data was collected from the financial maps of these three clubs, between 2005/2006 and 2009/2010 seasons. It was also used a questionnaire to a panel of five experts of professional football club managers. The results demonstrate that FCP has the most valuable brand with about 54.5 m€, followed by SLB with about 51.6 m€ and finally by SCP with about 39.5 m€. It was also found that the factors that contribute for economical value in professional football clubs are sport management (63%), brand management (16%), financial management (16%) and other factors (5%).^les^aEn el fútbol, como en otras industrias, una marca fuerte induce ingresos adicionales. Por lo tanto, la cuantificación del valor de la marca de un club de fútbol es un dato económico relevante. Este artículo tiene como objetivo estimar el patrimonio financiero de las marcas “Benfica”' (SLB), “Sporting” (SCP) y “Futebol Clube do Porto” (FCP) a cinco años, es decir, la estimación de su valor económico. Esta investigación se llevó a cabo a partir de una adaptación del modelo Interbrand®, recurriendo a los datos de los estados financieros de los tres clubes en el periodo comprendido entre las temporadas 2005/2006 y 2009/2010 y una encuesta a un panel de cinco expertos en la gestión del fútbol profesional. Los resultados muestran que el FCP tiene la marca más valiosa, cercana a 54,5 m€, seguido por el SLB con aproximadamente 51,6 m€ y finalmente al SCP con cerca de 39,5 m€. También se concluyó que los factores que contribuyen a la formación del valor económico de los clubes de fútbol profesionales son la gestión deportiva (63 %), la gestión de la marca (16 %), la gestión financiera (16 %) y otros factores (5 %).

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License