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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

PINHO, José Carlos. Redes e capital social no domínio do marketing de relacionamento: Uma análise de possíveis complementaridades. []. , 12, 4, pp.12-21. ISSN 1645-4464.

^lpt^aEste artigo tem uma natureza essencialmente conceptual e visa analisar o paradigma emergente das redes e capital social no contexto das relações interorganizacionais e interpessoais. Procede, numa primeira etapa, a uma distinção entre dois tipos de capital social, nomeadamente bonding e bridging. De seguida, analisa os fundamentos do marketing de relacionamento assumindo que as interações constituem um elemento central do marketing. Após a análise desta teoria procura-se estabelecer algumas pontes de ligação com a teoria de redes e capital social. O enfoque do artigo centra-se posteriormente nos aspetos distintivos da análise das redes sociais. Finalmente, são desenvolvidas algumas conclusões, implicações e limitações associadas a este artigo.^len^aThis paper reviews and discusses the emerging social networking paradigm in interorganisational and interpersonal relationships. A distinction between both types of social networks is made. Then, the paper examines the difference between bonding and bridging social capital. This is followed by an analysis of the foundations of marketing relationship. Then the paper attempts to mix-up several relational concepts. Finally, the author offers a discussion concerning the major conclusions, implications and limitations.^les^aEste trabajo es esencialmente de naturaleza conceptual y tiene como objetivo analizar el paradigma emergente de las redes y del capital social en el contexto de las relaciones inter-organizacionales e interpersonales. Se inicia, como primer paso, una distinción entre dos tipos de capital social, es decir, bonding y bridging. En seguida, se analiza a los conceptos básicos del marketing relacional, asumiendo que las interacciones son un elemento central del marketing. Después de analizar esta teoría, se busca establecer algunos puentes para vincularla con la teoría de las redes y del capital social. El enfoque del artículo se centra a posterior en los aspectos distintivos del análisis de las redes sociales. Por último se desarrollan algunas conclusiones, implicaciones y limitaciones asociadas a este artículo.

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