13 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

SCHUSTER, Marcelo; DIAS, Valéria    BATTISTELLA, Luciana. O estudo da justiça organizacional: Implicações na saúde individual e organizacional. []. , 13, 1, pp.28-38. ISSN 1645-4464.

Considerando o destaque que o tema justiça organizacional vem desenvolvendo desde a década de 1960, o presente artigo buscou explorar a relação desse tema com a saúde, através de uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus. Foram encontrados 59 estudos, sendo 22 de possível acesso. Constatou-se a importância das percepções de justiça organizacional por parte dos trabalhadores e seus reflexos sobre as organizações, pois a sensação de injustiça acarreta em desequilíbrios organizacionais no desempenho das atividades de trabalho dos colaboradores. A correlação com a saúde apresentou consequências como insônia, estresse, desequilíbrios emocionais até mecanismos de compensação ou adaptação como o tabagismo e alcoolismo como tentativa de restabelecer o equilíbrio emocional. O tratamento inadequado das distribuições, políticas, processos, tratamento e conduta por parte da gestão organizacional podem resultar em reflexos na saúde dos colaboradores dessas organizações, influenciando diretamente os resultados organizacionais.

: Justiça Organizacional; Saúde; Gestão.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License