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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

NOGUEIRA, Elisa    MOTTA, Paulo Cesar. A corrida de rua como experiência de lazer para pessoas de mais idade: Um estudo qualitativo no Rio de Janeiro. []. , 13, 3, pp.02-11. ISSN 1645-4464.

^lpt^aEste artigo busca compreender as motivações e experiências vivenciadas por homens e mulheres acima de 50 anos que participam de corridas do tipo maratonas. Adota-se para este objetivo a perspectiva de consumo de uma atividade que pode ser utilizada para conceber um produto de lazer e turismo. A pesquisa segue a linha epistemológica interpretativa e adota um método de pesquisa qualitativo. O principal instrumento de coleta de dados é a entrevista em profundidade. Os resultados salientam dois pontos: a construção de um imaginário do corredor que abre oportunidades para a concepção de serviços com valores agregados mais sólidos e a customização dos serviços de lazer e turismo. Por fim, são apresentadas algumas implicações gerenciais para a promoção do turismo via consumo de maratona.^len^aThis paper analyzes the motivations and experiences of men and women over the age of 50 who participate in races like marathons. The aim is to describe these experiences in a way that can be used for designing product for leisure and tourism. The research follows the interpretive paradigm and adopts a qualitative method. The main instrument for data collection is the in-depth interview. The results underline two facts: the construction of an imagery of a runner that opens up opportunity for designing more robust services with aggregate values and a customization of leisure and tourism services. Finally, the authors present some managerial implications for the promotion of tourism consumption via marathons.^les^aEn este artículo se busca entender las motivaciones y experiencias de hombres y mujeres mayores de 50 años que participan en carreras tipo maratones. Se adopta para este fin la perspectiva de consumo de una actividad, que se puede utilizar para el diseño de un producto de ocio y turismo. La investigación sigue una línea epistemológica interpretativa y adopta un método de investigación cualitativa. El principal instrumento para la recogida de datos es la entrevista en profundidad. Los resultados ponen en relieve dos puntos: la construcción de un imaginário del corredor, que abre oportunidades para el diseño de servicios con valores añadidos más robustos y la personalización de los servicios de ocio y turismo. Por último, presentamos algunas de las implicaciones de gestión para la promoción del turismo vía el “consumo” del maratón.

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