13 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

MAGALHAES, Manuela    FERREIRA, Marisa Roriz. Uma abordagem teórica sobre o voluntariado empresarial. []. , 13, 3, pp.38-47. ISSN 1645-4464.

^lpt^aEste trabalho revê e discute a literatura sobre voluntariado empresarial. Com o aumento do compromisso estratégico relativamente à responsabilidade social empresarial, a tendência para se aumentarem as atividades em torno do voluntariado empresarial é visível, como tal é relevante analisar esta questão. O artigo discute o estado da arte do voluntariado empresarial, enquadrando-o como ferramenta de responsabilidade social e expõe a evolução do conceito. Apresenta-se uma pesquisa a bases de dados bibliográficas, referindo-se que a procura é específica e em torno das questões relacionadas com o voluntariado empresarial. Nas atividades de voluntariado empresarial podem estar envolvidos vários stakeholders, sendo que estes são identificados de seguida. Depois, o artigo identifica as principais vantagens e desvantagens relacionadas com o voluntariado empresarial, tendo em conta os stakeholders identificados.^len^aThis research intends to critically review and discuss literature about corporate volunteering. With the increasing strategic commitment concerning corporate social responsibility, activities related to corporate volunteering tend to be higher, because of that is relevant to analyze this issue. This research examines the state of the art of corporate volunteering, framing as a social responsibility tool and presents the concept evolution. We present a research conducted on bibliographic databases, this research was specifically conducted considering themes related to corporate volunteering. In corporate volunteer activities may be involved various stakeholders, and these are identified. The research also identifies the main advantages and disadvantages related to corporate volunteering taking into account the identified stakeholders.^les^aEste artículo revisa y discute la literatura sobre el voluntariado corporativo. Con el compromiso estratégico cada vez mayor de la responsabilidad social de las empresas, la tendencia para el aumento de las actividades alrededor del voluntariado corporativo es visible, como tal es relevante analizar este tema. El artículo analiza el estado del arte del voluntariado corporativo, enmarcándolo como una herramienta de responsabilidad social en las empresas y trata el desarrollo del concepto. Se presenta un estudio de las bases de datos bibliográficas, refiriéndose a la demanda específica en cuestiones relacionadas con el voluntariado corporativo. En las actividades de voluntariado corporativo pueden estar involucrados varios actores, y éstos se identifican a continuación. Más adelante, el artículo identifica las principales ventajas y desventajas relacionadas con el voluntariado corporativo, teniendo en cuenta los grupos de interés (stakeholders) identificados.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License