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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

NUNES, Francisco; RETO, Luís; MARTINS, Luís    TINOCO, Armando. Os significados de lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional. []. , 13, 3, pp.48-61. ISSN 1645-4464.

^lpt^aTendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.^len^aBuilding on Hirschman’s (1970) seminal work and on the theory of organizational identity we suggest the existence of two meanings of the loyalty concept: as attachment, describing the connection between individuals and organizations, the prevalent in author’s work; as a response, conveying a passive and confident attitude, the most common in the ensuing literature. In accordance with Hirschman’s original formulation, the results obtained from a sample of Portuguese Navy military revealed that: loyalty as attachment and loyalty as response are distinct concepts and both are explained by perceived organizational identity; loyalty as attachment fully mediates the relation between perceived organizational identity and voice; exit and loyalty as a response are directly influenced by perceived organizational identity without any mediation effect of loyalty as attachment. These results support partially Hirschman’s core proposition whereby the role of loyalty is to activate voice and to prevent exit.^les^aBasado en la obra original de Hirschman (1970) y la teoría de la identidad de la organización, se evidencia la existencia de dos significados del concepto de lealtad: como vinculantes, que describe la relación entre los individuos y las organizaciones, la dominante el el trabajo del autor; como respuesta, lo que refleja una postura pasiva y confiada, la más común en la literatura posterior. En línea con la teoría original de Hirschman, los resultados obtenidos en una muestra del personal militar de la Armada Portuguesa muestran que: la lealtad vinculante y la lealtad como respuesta son conceptos distintos y que ambos conceptos se explican por la identidad de la organización percibida; la lealtad vinculante mediatiza plenamente la relación entre la identidad de la organización percibida y la voz; el abandono y la lealtad como respuesta están directamente influenciados por la identidad de la organización percibida sin ningún efecto mediador de la lealtad vinculante. Estos resultados apoyan parcialmente la proposición central en Hirschman, que expresa que el papel de la lealtad es el de activar la voz y de apartar el abandono.

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