13 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson    ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. []. , 13, 4, pp.30-42. ISSN 1645-4464.

^lpt^aCom o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de Grounded Theory. Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.^len^aConsidering the constant emergence and adoption of technologies by students and faculty, the need to understand this phenomenon in greater depth arises. This study aims to identify the factors in the relationship between the use of Information Technologies and the activities of the teaching and learning at the level of the class room. This study examined the perspective of professors about this phenomenon, through an exploratory and qualitative approach which based its analysis on coding techniques of Grounded Theory. Twenty interviews with professors who work or have worked in Higher Education Institutions (HEI) in Brazil were conducted. In the analysis, categories that guided the development of an initial theoretical model emerged. This model deepens the existing literature on the subject and helps the managers of HEI in understanding the phenomenon at the level of the classroom. Limitations and future work are described in later sections.^les^aCon la aparición constante y adopción de tecnologías por parte de los estudiantes y los profesores, hay una necesidad de entender este fenómeno en mayor profundidad. Este estudio tiene como objetivo identificar los factores existentes en la relación entre el uso de las Tecnologías de la Información y las actividades de enseñanza y aprendizaje, al nivel de las aulas. Este estudio examinó la perspectiva de los profesores sobre este fenómeno por medio de un enfoque exploratorio y cualitativo que basó su análisis en las técnicas de codificación de Grounded Theory. Se llevaron a cabo 20 entrevistas con los docentes que trabajan o han trabajado recientemente en las Instituciones de Educación Superior (IES) en Brasil. En el análisis emergieron categorías que han guiado al desarrollo de un modelo teórico inicial que profundiza la literatura existente sobre el tema y ayuda a los administradores del IES en la comprensión del fenómeno en el nivel del aula. Limitaciones y trabajos futuros se describen en secciones posteriores.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License