13 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

GUIMARAES, Antonio et al. Um estudo no setor de vitivinicultura no Brasil e em Portugal. []. , 13, 4, pp.56-72. ISSN 1645-4464.

^lpt^aO objetivo deste estudo foi investigar se existiam empresas instaladas em clusters cujos dirigentes tomavam suas decisões baseadas em diretrizes orientadas pela governança de clusters e, simultaneamente, de redes de negócios, ou seja, seguidoras de orientação estratégica dual. Para tanto, este estudo exploratório ex-post-facto, classificado como cross-section foi realizado por meio de um survey com 55 empresas instaladas em dois clusters de produtores de vinhos no Brasil e em Portugal. As análises foram baseadas em técnicas estatísticas e no método multicritérios de apoio à decisão (método Mudge). Os achados confirmaram a existência de empresas com orientação estratégica dual e, em decorrência do aproveitamento das vantagens e sinergias de ambas as estratégias (cluster e rede de negócios), de um desempenho competitivo superior face aos concorrentes.^len^aThis study aimed to investigate whether there were companies located in clusters whose leaders made their decisions based on cluster governance guidelines and, at the same time, on business networks governance guidelines, i.e., followers of dual strategic orientation. This is an exploratory research that can be classified as ex-post-facto and cross-section. Data collection was conducted through a survey with 55 companies located in two clusters of wine producers in Brazil and Portugal. The analyses were made from advanced statistical techniques and decision support method (Mudge method). The main results confirmed the existence of companies with dual strategic orientation and, due to the use of advantages and synergies of both strategies (cluster and business network), a superior competitive performance against competitors was also identified.^les^aEl objetivo de este estudio fue investigar si existían empresas ubicadas en clusters cuyos líderes hayan tomado sus decisiones con base a directrices impulsadas desde la gestión de clusters y al mismo tiempo, de redes de negocios, es decir, seguidoras de una orientación estratégica dual. Por lo tanto, este estudio exploratorio ex-postfacto fue realizado mediante una encuesta a 55 empresas con sede en dos clusters de productores de vino en Brasil y Portugal. Los análisis se basan en técnicas estadísticas y en el método de multicriterios de soporte a las decisiones (método Mudge). Los resultados confirmaron la existencia de empresas con orientación de estratégica dual y, como resultado de la utilización de las ventajas y sinergias de ambas estrategias (cluster y redes de negocios), de una actuación competitiva superior frente a sus competidores.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License