15 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

KUDLAWICZ-FRANCO, Claudineia; BACH, Tatiana Marceda    SILVA, Eduardo Damião da. Assimetria de informação e desempenho: Um estudo em empresas de capital aberto no Brasil. []. , 15, 2, pp.24-39. ISSN 1645-4464.

Este estudo objetiva analisar a influência da assimetria de informação no desempenho econômico de empresas de capital aberto, com ações negociadas na BM & FBOVESPA. Criaram-se variáveis proxies para assimetria de informação, além das variáveis representativas do desempenho econômico, retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e retorno sobre o ativo. A coleta de dados foi realizada por meio do software Economática, dos websites das empresas e da BOVESPA e, para a análise dos dados, foi realizada a regressão linear múltipla. Os principais resultados inferem que o desempenho das empresas quando representado pelo ROE é influenciado pela assimetria de informação, mas somente pela proxy índice de governança, indicando que, se a governança corporativa das empresas é mais transparente, o ROE aumenta.

: Teoria da Agência; Informação Assimétrica; Retorno do Ativo; Retorno sobre Patrimônio Líquido.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License