10 1On the kings of Portugal, or how an image of a far-away region came to be established in HollandThe diversification of Portugal's commercial relations in the late eighteenth century: between discourse and praxis. 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


e-Journal of Portuguese History

 ISSN 1645-6432

ANDERSON, R. Warren. Inquisitorial Punishments in Lisbon and Évora. []. , 10, 1, pp.19-36. ISSN 1645-6432.

São analisadas as punições recebidas por mais de 8.000 pessoas condenadas pela Inquisição Portuguesa entre 1636 e 1778. O encarceramento era, de longe, a punição mais comum, representando mais de dois terços de todas as sentenças. Cerca de seis por cento dos condenados foram executados. O exílio e as galés eram castigos comuns que asseguravam as necessidades do Estado, bem como as dos inquisidores. Figuras religiosas receberam punições sistematicamente diferentes para os mesmos "defeitos" de sodomia e apostasia. As punições aos cristãos-novos eram diferentes das que os cristãos-velhos recebiam; os cristãos-novos eram geralmente condenados à morte ou presos, enquanto os cristãos-velhos eram mais frequentemente exilados, açoitados e enviados para as galés.

: Inquisição; Portugal; Cristão-Novo; auto-de-fé.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License