16 2Weapons of the Weak in Portugal during the Early 20th Century: The Example of the Central Alentejo 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


e-Journal of Portuguese History

 ISSN 1645-6432

MENESES, Filipe Ribeiro de. The Portuguese Expeditionary Corps in France (1917-18) and the Long Shadow of the Peninsular War against Napoleon. []. , 16, 2, pp.1-23. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/d9mr-qy49.

O envio do Corpo Expedicionário Português (CEP) para França, em 1917, representou, para a corrente intervencionista portuguesa, a afirmação do desejo nacional de recuperar um papel independente na cena mundial, libertando Portugal da influência britânica. Porém, o CEP dependia da Força Expedicionária Britânica, muito maior do que ele, para a sua instrução, abastecimento e liderança. A relação entre os dois exércitos ficou marcada por dificuldades várias e desentendimentos culturais que resultavam em parte de leituras diferentes da campanha comum, um século antes, contra Napoleão, durante a Guerra Peninsular. O desejo britânico de corrigir os defeitos do CEP foi interpretado no seio deste como uma vontade de subjugar os Portugueses e ficar com os louros por eles conquistados no campo de batalha.

: Primeira Guerra Mundial; Portugal; Beresford; Exércitos; Memória.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License