10 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Pesquisa Histórica da Educação do Tempo Presente. []. , 10, pp.27-40. ISSN 1645-7250.

^lpt^aNosso objetivo neste trabalho foi expor e defender a relevância da história da educação do tempo presente para a pesquisa histórico-educacional. Partimos dos alicerces da história do tempo presente, destacando alguns conceitos construtores desse campo oriundos de autores como Rémond, François e Chartier (1996). A seguir, trabalhamos os avanços e os desafios enfrentados pelos pesquisadores desse campo. As fontes disponíveis para as pesquisa da história da educação do tempo presente foram destacadas, argumentando que a abundância delas e a proximidades do pesquisador em relação ao tempo da sua ação não facilitam a pesquisa e não diminuem sua necessária rigorosidade. Os alicerces da história do tempo presente, os desafios, os avanços, suas fontes abundantes e sua aplicação rigorosa constroem uma nova epistemologia para a história da educação, marcada pelas incertezas que referenciam a centralidade da problematização na pesquisa histórica. Toda essa argumentação é reforçada pela idéia originária de que a educação, como uma prática social, exige de seus pesquisadores a consecução dos depoimentos orais, das informações e de todos os tipos de documentação oriundas dos sujeitos que a fizeram/fazem.^len^aThe aim of this work is to expose and defend the relevance of a history of education of the present times for historical-educational research. Based on history of the present times, it highlights some of the concepts of this field, originated from the contributions of Rémond, François and Chartier (1996), and presents its developments and challenges. It points out the sources available for research in history of education of the present times, and argues that their abundance and the researcher’s closeness to the time of his action neither facilitate research no diminish necessary rigor demands. The basis, challenges, developments, abundant sources, and rigorous application of history of the present times construct a new epistemology for history of education, marked by the uncertainties that characterize the centrality of problematization in historical research. This argument is reinforced by the original idea that education, as social practice, demands that researchers obtain oral testimonies, informations and documents from their protagonists.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )