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Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

     

 

IV Colóquio da Secção Brasileira da Afirse

IIIº Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação Inclusiva

 

 

Decorreu de 26 a 28 de Setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o IVº Colóquio da secção brasileira da AFIRSE, sob o tema “Epistemologia das Ciências da Educação”.

À Conferência de abertura de Guy Berger, seguiram-se várias comunicações inseridas em diferentes sessões temáticas, propostas pelos programas de pós-graduação em Educação, bem como a apresentação e discussão das comunicações científicas, da responsabilidade dos participantes de vários países.

Para a sessão temática “Práticas de Formação e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais”, a organização do Colóquio convidou Maria Odete Emygdio da Silva, membro da Unidade de Investigação do Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos e Professora Auxiliar da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que também coordenou o grupo de trabalho sobre Epistemologia dos Dispositivos Didáticos: Educação Inclusiva, para apresentar uma conferência naquele âmbito.

Posteriormente a este Colóquio, teve lugar de 1 a 3 de Outubro, o III Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação Inclusiva, promovido pela Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais e Programa de Pós-Graduação em Educação. Maria Odete Emygdio da Silva foi convidada para, no âmbito do mesmo, proferir três palestras: “Inclusão: Concepções e Práticas em Portugal, nos últimos dez anos – relato de uma experiência”; “Necessidades Educativas Especiais: da Identificação à Intervenção”; “A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva”.

 

Maria Odete Emygdio da Silva