16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

TAVARES, Cristina Zukowsky. Formação em avaliação como um caminho para a profissionalização docente. []. , 16, pp.59-74. ISSN 1645-7250.

^lpt^aNeste artigo problematizo a hegemonia da ´´avaliação como medida`` nas ações e concepções docentes. Utilizando a reflexão e prática em avaliação como estratégia de formação, por meio da pesquisa-ação construiu-se um elo de coerência com um conceito de educação mais libertária e política e um ensino pautado por uma diversificação de estratégias de trabalho e atendimento ao aluno. Como resultados pode-se notar que os docentes ampliaram construtos teórico-práticos e os questionamentos oportunizaram a reflexão coletiva em avaliação, fortalecendo atitudes mais críticas na análise das concepções que norteiam suas ações. Assim, concebe-se um profissional da educação em ´´sentido amplo``, que compreende as questões educacionais para além das paredes de sua sala de aula em um contexto cultural, social e educacional expandido, valorizando sua autonomia, com uma dimensão crítico-reflexiva que permita avaliar o seu percurso profissional e o desenvolvimento de seus alunos tendo em vista fins políticos, pedagógicos e emancipatórios.^len^aIn this article explores the hegemony of the ´´evaluation as measured`` in the actions and teaching conceptions. Using the practical reflection and in evaluation as formation strategy, by means of the research-action one constructed to a link of coherence with a concept of more libertarian education and politics and an education lined for a diversification of work strategies and attendance to the pupil. As results can be noticed that the professors had extended theoretician-practical construtos and the questionings propitiated the collective reflection in evaluation, fortifying more critical attitudes in the analysis of the conceptions that guide its action. Thus, a professional of the education in ´´ample direction`` that understands the educational questions stops beyond the walls of its classroom in a cultural context, social and educational conceives itself expanded, valuing its autonomy, with a critical-reflexiva dimension that allows to evaluate its professional passage and the development of its pupils in view of ends politicians, pedagogical.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )