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Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

DUARTE, José B.. Manual escolar: companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber. []. , 16, pp.119-130. ISSN 1645-7250.

^lpt^aParte-se de um confronto entre as orientações curriculares recentes sobre desenvolvimento de competências e a análise dessa problemática por diferentes autores. Conclui-se que o que está em causa para a actual escola e, por conseguinte, também para os manuais, é o desenvolvimento de atividades onde os alunos possam fazer mais do que limitar-se a receber informação sobre factos, isto é, que sejam chamados a agir e a construir o seu conhecimento, a um nível mais exigente, o da descoberta ou criatividade. Em suma, a mobilização dos conhecimentos prévios, o confronto desses conhecimentos com novas solicitações e a sua reconstrução surgem como resultado do desafio lançado por situações problemáticas. Evocam-se depois trabalhos de um projeto sobre análise de manuais em que se constata que, nos manuais analisados, apesar dos propósitos enunciados de uma abordagem por desenvolvimento de competências, as atividades propostas aos estudantes se limitam, em geral, a propor uma repetição da informação contida nas páginas anteriores, a formular relações entre dois fenómenos já descritos ou conceitos apresentados (nos casos menos simples) ou a sugerir experiências cujo resultado é facilmente induzido. Na parte final, o artigo exemplifica com atividades problemáticas desafiadoras da curiosidade. Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.^len^aThis article starts with a confrontation between the recent curriculum guidelines on developing skills in problematic situations and the analysis of this problem by various authors. It follows that what is at stake for the current school and therefore also to the manuals, is to develop activities where students can do more than confine themselves to receive information about events, i.e., they are called to act and build their knowledge, at a more demanding point, the discovery or creativity. In short, the mobilization of prior knowledge, the confrontation with new applications of this knowledge and its reconstruction arises as a result of the challenge of problematic situations. It is recalled after the project of a team on analysis of textbooks in which it is realized that, in the textbooks examined, despite the goals set out on an approach to skills development, the proposed activities to students are limited in general to propositions of repetition of information contained in the preceding pages, to formulate relations between two previously described phenomena or concepts presented (in less simple cases) or to suggest experiments whose outcome is easily induced. In the end, the article exemplifies some activities with challenging issues of curiosity.

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