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Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

GONCALVES, Teresa. Linhas orientadoras da política linguística educativa da UE. []. , 18, pp.25-43. ISSN 1645-7250.

^lpt^aEm vários documentos-chave (recomendações, planos de acção, quadros, pesquisas/ estudos, relatórios, directivas e comunicações), sobre política educativa (PE), política linguística (PL) e política linguística educativa (PLE) (tomadas de decisão em relação ao ensino das línguas num Estado, nos contextos formais de educação e nos contextos informais), principalmente os publicados a partir das Cimeiras de Lisboa (ou Estratégia de Lisboa, lançada em 2000) e Barcelona (2002), emanados da Comissão das Comunidades Europeias (CCE), do Comité Director da Educação do Conselho da Europa (CDECE), da Divisão das Políticas Linguísticas (DPL) e do Centro Europeu para as Línguas Vivas (CELV), a União Europeia (UE) tem vindo a veicular linhas orientadoras sobre o ensino/aprendizagem das línguas no mesmo espaço económico e sociopolítico. Neste artigo vamos passar em revisão alguns documentos oficiais da UE de referência que explicitam essas mesmas linhas orientadoras, procedendo à sua apresentação.^len^aIn several key documents (recommendations, action plans, frameworks, research / studies, reports, directives and communications), on educational policy, language policy and language teaching and learning policy (decisionmaking in relation to language teaching in a State, in contexts of formal education and informal settings), especially those published from the summits of Lisbon (commonly referred to as the Lisbon Strategy, launched in 2000) and Barcelona (released March 2002), emanating from the European Commission, the Committee Director of Education of the Council of Europe Language Policy Division and the European Centre for Modern Language (CELV), the EU has been relaying guidelines on teaching and learning of languages in the same economic and sociopolitical. In this article we will pass in review some official EU documents that make explicit reference to these same guidelines, proceeding to their presentation.

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