20 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

MONTAGNA, Gianni; CARVALHO, Cristina; CARVALHO, Hélder    CATARINO, André. O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares. []. , 20, pp.99-108. ISSN 1645-7250.

^lpt^aA possibilidade de manter os mais importantes elementos do design criados pelo designer será possível através de uma mistura de estratégia e conhecimento que o designer deverá ser capaz de gerir da maneira mais proveitosa. O comportamento individual e reservado, geralmente assumido e projetado aos outros intervenientes no processo de desenvolvimento de novos produtos, por parte do designer, já não são suficientes para enfrentar as necessidades cada vez mais competitivas da indústria e do mercado. As ideias e os conceitos que podem ser transmitidas ao designer por um grupo de trabalho permitem a aquisição de múltiplas visões acerca do mesmo objeto em termos de conceito, utilização, produção e mercado, que seriam impossíveis de serem fornecidas por um único indivíduo devido a uma observação subjetiva e à limitação de experiências. A metodologia da investigação multidisciplinar é, sem dúvida, o caminho mais importante a seguir e deverá ser introduzido no ensino de design das escolas desde o princípio e especialmente desde que o Acordo de Bolonha veio reduzir drasticamente as horas de contato entre alunos e docentes.^len^aThe possibility of keeping the most important design elements created by the designer will be achieved through a mix of strategy and knowledge that the designer should be able to manage in the most profitable way. The individual and reserved behavior of the designer, generally assumed before the others players in the process of developing new products, is no longer sufficient to meet the needs of the increasingly competitive industry and market. The ideas and concepts that can be transmitted to the designer by a working group that allow acquisition of multiple views on the same object in terms of concept, use, production and market, would be impossible to be provided by a single individual because of a subjective observation and experiences limitations. The methodology of multidisciplinary research is undoubtedly the most important path to follow and should be introduced in the teaching curricula of design schools from the very beginning, especially since the Bologna Agreement has drastically reduced the contact time between students and teachers.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )