20 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira. "Novos" territórios e agentes educativos em sociologia da educação: o caso da educação de adultos. []. , 20, pp.123-139. ISSN 1645-7250.

^lpt^aA escola tem sido o objecto de estudo preferencial da sociologia da educação, e a justificação de tal facto deve-se ao relevo que aquela tem desde o século XVIII. No entanto, outros territórios e agentes educativos têm assumido um papel cada vez mais pertinente no contexto educativo, com particular incidência no campo da educação não formal de adultos. É a esta realidade que temos assistido também no nosso país, sobretudo na última década. Estes agentes assumem inclusive funções que até há pouco tempo eram exclusivas da escola, como seja a da certificação escolar. Que territórios e agentes educativos são esses? Quem são esses novos "profissionais"? E os novos públicos, quem são? O que os motiva a procurar todo um conjunto de novas ofertas educativas? Que efeitos sociais resultam dessa certificação? Por outro lado, o próprio agente educativo escola se está redefinindo à luz de parte desta mesma oferta educativa não formal no campo da educação de adultos. De que forma esta nova realidade tem sido vivida pela escola e pelos professores? Estas são algumas questões a que a sociologia da educação deve procurar dar resposta de forma mais intensa. O objectivo deste artigo é debater essa necessidade, que já tem sido levantada, quer entre nós, quer noutros contextos geográficos, por alguns autores. Tal discussão é feita, quando procuramos trazer à mesma aspectos concretos da realidade, essencialmente a partir da situação portuguesa.^len^aSchool has been object of preferential study in the area of sociology of education. This fact may be justified by the growing importance than that has been developing since the 18th century. However, other fields and educational agents have been getting a more and more important role in the educational context, particularly in the field of non-formal adult education. This reality has also been observed in our country, namely in the last decade. Such agents assume at the same time functions which had been so far an exclusive job of school, such as schooling certification. Which are then these new territories and educational agents? Who are these new "professionals"? Who is this new public? What makes them look for set of new educational offers? What will the social effects be? On the other hand, the schooling agent itself is being redefined as a result of this new nonformal education offers in the field of adult education. How far has this new reality been faced by school and teachers? These are same the questions the sociology of education must try to find an intensive and as deep as possible answer. The aim of this article is to debate and examine this need, often raised before either among us or in other geographical contexts, by some authors. Such debate has been carried out whenever we try to bring to it concrete aspects of the reality, basically taken out from the Portuguese situation.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )