22 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

ARAUJO, Alberto Filipe    RIBEIRO, José Augusto. As Aventuras de Pinóquio à luz do Imaginário Educacional. []. , 22, pp.39-53. ISSN 1645-7250.

O estudo agora apresentado pretende mostrar que o tema da iniciação, e enquanto ritual de passagem, nas Aventuras de Pinóquio (1883) adquire uma maior espessura semântico-reflexiva à luz do “romance de formação” (Bildungsroman). Assim sendo, o enredo ficcional da obra de Pinóquio contribui quer para o enriquecimento do imaginário educacional, quer para a reflexão crítica sobre o papel de uma escola mais interessada em fabricar marionetes submetidas ao princípio do” mesmo para todos” do que promover condições para que cada sujeito descubra o seu destino numa alteridade sempre desejada.

: iniciação; romance de formação; imaginário educacional; escola.

        · | |     · |     · ( pdf )