42 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Relações Internacionais (R:I)

 ISSN 1645-9199

ŠARENAC, Danilo. Revisitando os Balcãs no Centenário. []. , 42, pp.95-106. ISSN 1645-9199.

^lpt^aEste artigo trata do ressurgimento dos estereótipos relacionados com os Balcãs por ocasião do primeiro centenário da Grande Guerra. Dois livros publicados recentemente, e que se tornaram bestsellers, deram origem a fortes críticas na opinião pública sérvia - Christopher Clark, The Sleepwalkers: How Europe Went to War in 1914 (2012) e Margaret MacMillan, The War that Ended Peace: the Road to 1914 (2014). Por um lado, as obras tratam de vários tópicos complexos da história dos Balcãs em termos simplistas. Por outro, temos as noções antigas de vitimização, assim como as teorias da conspiração sugeridas por uma série de representantes da cena pública sérvia. Além disto, ambos destacam as guerras jugoslavas dos anos noventa, na sua interpretação de 1914. Consequentemente, este caso alerta para o facto de que o Primeiro Centenário da Grande Guerra oferece uma margem larga para mal-entendidos, em vez de diálogo construtivo.^len^aThe article deals with the reappearance of the Balkan stereotypes on the occasion of the first centenary of the Great War. Two recently published books which became bestsellers created much criticism in Serbian public opinion. Those are the works of professors Christopher Clark The Sleepwalkers: How Europe Went to War in 1914, (2012) and Margaret MacMillan’s The War that Ended Peace: the Road to 1914 (2014). The books referred to many complex topics from the Balkan history in simplifying terms. On the other side the old images of “victimhood” as well as “conspiracy theories” were put forward by several representatives of the Serbian public scene. Besides, both sides referred to the 1990s Yugoslav wars when interpreting the 1914. Consequently, this case warns that the First Centenary of the Great War displays great potential for creating misunderstanding instead of constructive dialog.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )