74 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Relações Internacionais (R:I)

 ISSN 1645-9199

MENDES, Nuno Canas. Multilateralismo e resiliência: Timor-Leste, o G7+ e a ASEAN. []. , 74, pp.93-104.   30--2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.74a06.

^a

O presente artigo incide sobre o lugar e a importância do multilateralismo na política externa de Timor-Leste, tendo como foco dois exemplos de grande relevo para este país: o G7+, organização que reúne Estados frágeis da África, da Ásia, do Pacífico e das Caraíbas que têm em comum a ocorrência de conflitos e o valor atribuído ao conceito de resiliência, e a ASEAN, organização de integração regional do Sudeste Asiático, com o seu modo peculiar de atuação por consenso. Se no primeiro dos casos, o impulso, o envolvimento e a liderança de Timor-Leste são assinaláveis, no segundo, o pedido de adesão, uma prioridade dos sucessivos governos timorenses, tem sido complexo e demorado. O que se pretende analisar é a experiência multilateral de Timor-Leste em ambas as instituições, trazendo para discussão os resultados, as limitações e as ambiguidades que caracterizam o envolvimento naquelas organizações.

^lpt^a

This article analyzes the place and importance of multilateralism in East Timor’s foreign policy, focusing two very relevant examples: G7+, organization that gathers fragile States in Africa, Asia, Pacific and the Caribbean who share a conflict and resilience experiences, and ASEAN, organization who supports regional integration in Southeast Asia, with a consensus based peculiar decision-making process. In the former case, East-Timorese impulse, commitment and leadership are most significant, in the latter, the admission procedures, a priority for all the East-Timorese governments, has been complex and delayed. The purpose of the article is providing an overview of East Timor’s multilateral experience in both institutions, and discussing its results, limitations and ambiguities.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )