8El papel de los indicadores de gestión en la implantación y evaluación de la filosofía de calidad en la administración local: estudio de un caso 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

 ISSN 1645-9911

CASTRO, Conceição. Experiências supply-siders na UE15: a redução de impostos como política de melhoria da posição orçamental intertemporal. []. , 8, pp.113-138. ISSN 1645-9911.

A Curva de Laffer postula que a partir de determinados níveis de taxas de impostos, uma redução destas pode aumentar as receitas fiscais. Tendo presentes os recentes desenvolvimentos da teoria do crescimento económico, que predizem que a política fiscal tem efeitos permanentes de longo prazo na taxa de crescimento económico, aquele argumento pode ser encarado num contexto dinâmico: a fiscalidade afecta permanentemente a taxa de crescimento económico de longo prazo, alterando as bases fiscais futuras, melhorando, em consequência, a posição orçamental de longo prazo. Neste artigo procura-se averiguar a validação de um efeito Laffer dinâmico para os Estados-Membros da União Europeia dos 15 e, em consequência, se a política fiscal pode ser gerida de forma a substituir o endividamento por reduções de impostos.

: Curva de Laffer; Política fiscal.

        ·     · |     · ( pdf )