9An Analysis of Localization Problems and Solutions in Wireless Sensor Networksb-Learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

 ISSN 1645-9911

CARDOSO, Eduardo Luís; PIMENTA, Pedro    PEREIRA, Duarte Costa. Adopção de Plataformas de e-Learning nas Instituições de Ensino Superior - modelo do processo. []. , 9, pp.173-193. ISSN 1645-9911.

As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.

: Adopção de Sistemas de Informação; Plataformas de e-learning; Instituições de Ensino Superior; Ambientes de Aprendizagem; TIC.

        ·     · |     · ( pdf )