3 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

FERNANDES, Helder; RAPOSO, José Vasconcelos; MOREIRA, Miguel    COSTA, Henrique. A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física. []. , 3, 3, pp.16-23. ISSN 1646-107X.

^lpt^aO presente estudo pretendeu examinar os valores desportivos e orientações motivacionais expressos por alunos de Educação Física, perante diferentes situações desportivas e comparar os comportamentos desses mesmos, de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e envolvimento desportivo. A amostra deste estudo foi constituída por 422 alunos (221 do sexo masculino e 201 do sexo feminino), com uma média de idades de 13.73 ± 2.46 anos, tendo idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Valores no Desporto 7 e o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto 5. Numa análise generalista, os indivíduos demonstraram concordar em assumir atitudes perante situações desportivas, consoante os princípios básicos do desportivismo e fair-play. A variável que mais contribuiu para uma diferenciação significativa foi a faixa etária, evidenciando os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, como menos concordantes com atitudes desportivas e revelando uma orientação para o ego. Como tal, propomos que os agentes de socialização presentes no contexto desportivo, devem a seu nível respectivo e em função das suas possibilidades de intervenção, zelar pelo respeito deste princípio 4.^len^aThe purposes of the present study were twofold: (i) to examine the levels of sportsmanship and goal orientations in Physical Education students and (ii) to compare those same levels according to different sexes, ages and sport’s involvement. A sample of 422 students (221 male and 201 female) with a mean age of 13.73 ± 2.46 years (ages comprised between 9 and 21 years old), completed two questionnaires: a) the Questionnaire of Sport’s Values 7 and b) a Portuguese version of the Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire 5. In general, the students stated to display behaviors in sport’s settings, according to the basic principles of sportsmanship and fair play. The independent variable that most contributed to a significant demarcation in Physical Education was the student’s age, whilst those with ages between 13 and 15 years stating to not display sportsmanship behaviours and to posses high levels of ego orientation. Overall, we recommend that the sport’s socialization agents should endorse the sportsmanship’s principles deference, at their respective levels and in function of their intervention possibilities 4.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License