3 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

BODAS, Ana Rita; LAZARO, João Paulo    FERNANDES, Hélder Miguel. Perfil psicológico de prestação dos atletas paralímpicos Atenas 2007. []. , 3, 3, pp.33-43. ISSN 1646-107X.

A compreensão e determinação das componentes psicológicas geradoras de diferenças de rendimento nos momentos de competição, revela-se fundamental para o desenvolvimento de intervenções adequadas ao nível do treino desportivo. O presente estudo centrou-se na determinação das características psicológicas que definem os atletas paralímpicos, com base nos parâmetros do Perfil Psicológico de Prestação. A amostra foi constituída por 28 atletas (21 homens e 7 mulheres) de quatro modalidades e três tipos de deficiência, com idades compreendidas entre os 19 e os 49 anos (M= 31.14, SD = 6.69), que representam a totalidade dos atletas seleccionados para os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 sem afectação cognitiva. O questionário utilizado foi o do Perfil Psicológico de Prestação, que considera a avaliação de sete variáveis psicológicas: (i) autoconfiança, (ii) pensamentos negativos, (iii) pensamentos positivos, (iv) atenção, (v) visualização, (vi) motivação e (vii) atitude competitiva. Os procedimentos estatísticos consistiram em análise descritiva, análise correlativa e análise comparativa, para um nível de significância de 0.05. Os principais resultados indicaram níveis elevados de preparação psicológica, sistemática para as variáveis motivação (27.43+1.99), autoconfiança (27.18+2.57) e atitude competitiva (25.61+2.68), e não sistemática para o positivismo (24.86+2.53), visualização (23.29+4.02), atenção (23,07+3,36) e negativismo (21.11+3.19). Evidenciaram-se ainda diferenças significativas entre os atletas de acordo com o tipo de deficiência, modalidade e títulos conquistados.

: variáveis do Perfil Psicológico de Prestação; atletas paralímpicos.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License