4 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

SILVA, Roberto Jerônimo dos Santos    PETROSKI, Édio Luiz. Consumo máximo de oxigênio e estágio de maturação sexual de crianças e adolescentes. []. , 4, 1, pp.13-19. ISSN 1646-107X.

Este estudo teve como objetivo analisar o consumo máximo de oxigênio de crianças e adolescentes durante a puberdade. Participaram do estudo 779 crianças e adolescentes da região do Cotinguiba, SE, sendo 404 do sexo feminino e 379 do sexo masculino. Foram mensurados valores de peso, estatura e dobras cutâneas. Foram estimados o percentual de gordura e a massa corporal magra. Os estágios de maturação sexual foram estabelecidos por auto-avaliação, pela ocorrência de pêlos pubianos. O VO2máx foi estimado através do teste Vai-e-vem de 20 metros. Para a análise de dados, foi utilizada a estatística descritiva, a correlação de Pearson e análise de variância (p≤ 0,05). Os resultados sugerem aumento progressivo para o VO2máx absoluto (l/min), em ambos os sexos, com o avanço maturacional. Diferenças significativas entre os sexos são observadas a partir do estágio maturacional P3. As correlações entre o VO2máx absoluto (l/min) e os estágios maturacionais foram significativas para ambos os sexos (p<0,05); e entre VO2máx (relativo ao peso corporal e a massa corporal magra), foram negativas para o sexo feminino (p<0,05). As análises sugerem que durante a puberdade ocorre um aumento gradativo do VO2máx absoluto em ambos os sexos; uma estabilidade do VO2máx relativo à massa corporal, e a massa magra, no sexo masculino; e um declínio no sexo feminino, com o avanço da maturação sexual.

: Adolescência; Puberdade; Composição corporal.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License