4 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

SALVE, Mariângela Gagliardi caro. A prática da atividade física: estudo comparativo entre os alunos de graduação da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, Brasil). []. , 4, 3, pp.41-47. ISSN 1646-107X.

^lpt^aA prática regular e sistematizada é fundamental para a saúde do ser humano.  Diante dessa perspectiva, interessou-nos conhecer e comparar o nível de  importância e os interesses dados à prática da atividade física pelos alunos da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Foram selecionados 1350 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 22 anos, alunos da UNICAMP, matriculados em período integral, de nove cursos de graduação, sendo estes: Enfermagem, Educação Física, Biologia, Pedagogia, Dança, Música, História, Matemática e Computação. Pode-se observar que somente os alunos do curso de Educação Física, mais da metade (89%), praticam atividade física de forma satisfatória com o mínimo de três vezes por semana e duração de trinta minutos. Observa-se que a prática da atividade física deve aos seguintes aspectos considerados: o combate e controle aos fatores estressantes seguido da manutenção do condicionamento físico, estética, socialização, saúde, qualidade de vida e por últimos estão o lazer e o ganho ou a manutenção da hipertrofia muscular. O futebol, a musculação, o condicionamento físico, corrida e a ginástica localizada foram as atividades mais procuradas. Assim, sugerimos aos coordenadores dos cursos de Graduação da UNICAMP que reservem espaços e tempo aos alunos  para a prática da atividade física.^len^aRegular and systematic practice is fundamental to the health of the human being. Facing this perspective, we became interested in knowing and comparing the level of importance and interest given to the practice of physical activity by the State University of Campinas (UNICAMP) students. 1350 Unicamp students from 17 to 22 years old, of both sexes, and enrolled in nine full-time graduation courses such as Nursery, Physical Education, Biology, Pedagogy, Dancing, Music, History, Mathematics and Computer Science, were selected. It could be observed that only in the Physical Education course, more than half of them (89%) practiced a physical activity in a satisfactory way, that being a minimum of 30 minutes, three times a week. It could also be observed that the practice of a physical activity is due to the following considered aspects: Combat and control of stressing factors, followed by the maintenance of physical conditioning, esthetics, socializing, health, quality of life, and last, leisure and the gain or maintenance muscular hypertrophy. Soccer, weight lifting, physical conditioning, running and localized gymnastics were the most enrolled activities. Therefore we suggest to the coordinators of UNICAMP´s graduation courses that they save time and space for students to practice a physical activity.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License