7 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

GARCAO, D.C.. Influência da dançaterapia na mobilidade funcional de crianças com paralisia cerebral hemiparética espástica. []. , 7, 3, pp.3-9. ISSN 1646-107X.

^lpt^aO objetivo deste estudo foi investigar a influência da dançaterapia na mobilidade funcional de crianças com paralisia cerebral hemiparética espástica. Participaram 10 crianças de sexo feminino, com idade média de 7.2 anos (± 1.2 anos) e diagnóstico de paralisia cerebral. Para avaliar a mobilidade funcional, utilizaram-se as dimensões D (em pé) e E (andar, correr e pular) da escala GMFM. Foram realizadas duas etapas, a primeira composta por seis semanas, em que as pacientes não eram submetidas a intervenção motora (etapa controle), e a segunda composta por 18 sessões de dançaterapia. As crianças foram avaliadas três vezes durante a pesquisa, sendo a primeira (I) antes da etapa controle; a segunda (II) após a fase controle; e a terceira (III) ao término da aplicação da dançaterapia. Os dados das dimensões D e E nas três avaliações foram analisados por meio do teste Kruskal-Wallis (p < .05), seguido do teste Dunn (p < .05). Nas duas dimensões, constatou-se que não houve mudança dos desempenhos entre a avaliação I e II (p = 1.00), permanecendo os participantes com itens similares. Entretanto, na avaliação III observou-se um aumento significativo em relação aos desempenhos das avaliações I e II para a dimensão D (p < .01) e E (p < .01). Os resultados demonstram que a dançaterapia propicia estímulos que influenciam a mobilidade funcional.^len^aThe aim of this study was to investigate the influence of dance therapy on the functional mobility of children with spastic hemiparetic cerebral palsy. Ten female children (mean age 7.2 ± 1.2 years) diagnosed with cerebral palsy were included. In order to evaluate their functional mobility, standing (D) and walking, running and jumping (E) dimensions from GMFM were applied, and measurements were carried out in two phases: 1) control, six weeks without any motor intervention, and 2) activity, 18 sessions of dancing. Children were assessed three times: first, before the control phase, second, after the control phase, and third, at the end of the dancing phase. Kruskal-Wallis (p < .05) and Dunn tests (p < .05) were used. There were no changes in performance between the two first phases of evaluation (p = 1.00), however, at the end of the dancing phase a significant increase was measured in relation to D (p < .01) and E dimensions (p < .01). Results showed that dance therapy influences children's functional mobility.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License