7 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

DOUSSOULIN, A.    REHBEIN, L.. A imaginação motora como instrumento de treino das habilidades motoras em crianças. []. , 7, 3, pp.37-43. ISSN 1646-107X.

O presente estudo teve como objectivo investigar a eficácia da imaginação motora na formação motora em crianças. Um total de 64 estudantes entre 9 e 10 anos, inscritos em três diferentes turmas do 4º ano de escolaridade, participaram no estudo. Foi solicitado às pessoas do grupo modelagem que vissem a gravação de um vídeo de um expert realizando a tarefa; aqueles do grupo de prática física foram treinados através da execução real da tarefa; os sujeitos do grupo imaginação receberam treino baseado unicamente na imaginação motora. A tarefa consistiu em jogar uma bola em direcção a um alvo. O comportamento dos sujeitos foi avaliado antes e depois do treino. Os três grupos mostraram melhoria em seus resultados; porém, o grupo de imaginação motora e o grupo modelagem obtiveram pontuações significativamente mais altas que o grupo de prática física. Os resultados são discutidos em termos do potencial da imaginação motora como uma ferramenta de treino em crianças.

: imaginação motora; habilidade motora; aprendizagem motora.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License