9 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

PINHO, M.C. et al. Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com as atividades desportivas em crianças e adolescentes: Uma revisão das questões emergentes. []. , 9, 1, pp.31-49. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(1).2461.

A prática regular de exercício físico promove a melhoria do estado geral de saúde e é fundamental para a prevenção de um grande número de patologias, entre as quais se encontram as doenças músculo-esqueléticas. A promoção da atividade física e dos seus efeitos benéficos para a saúde têm contribuído para o rápido crescimento do número de crianças e adolescentes envolvidos em atividades desportivas organizadas ou recreativas que, infelizmente, tem sido acompanhado por um significativo aumento do número de lesões relacionadas com a sua prática. Tendo em conta que o sistema músculo-esquelético das crianças e adolescentes se encontra ainda em desenvolvimento, a sobrecarga associada, em especial, à prática de modalidades desportivas de competição poderá ter reflexos de longo prazo para a sua saúde. Este artigo visa fazer uma revisão bibliográfica sobre os principais aspetos relacionados com as lesões músculo-esqueléticas associadas à prática desportiva das crianças e adolescentes, incluindo os aspetos éticos envolvidos, assim como identificar alguns dos principais fatores de risco e apontar algumas das medidas a adotar para a sua prevenção.

: lesões músculo-esqueléticas; saúde; crianças e adolescentes; atividades desportivas; educação.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License