9 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

COIMBRA, D.R.; BARA FILHO, M.; ANDRADE, A.    MIRANDA, R.. Habilidades psicológicas de coping em atletas brasileiros. []. , 9, 1, pp.95-106. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(1).xxx.

^lpt^aO objetivo do presente estudo foi analisar as habilidades de coping em atletas brasileiros. Especificamente, verificar as diferenças entre os sexos (masculino e feminino), esportes (coletivos e individuais), de diferentes níveis (regional nacional e internacional). A amostra foi de 375 atletas, idade média 16.8 ± 2.1. A maioria do sexo masculino (74.7%) e de esportes coletivos (68.3%). Em relação ao nível, 124 atletas foram classificados de nível regional, 72 nível nacional e 171 de internacional. O instrumento utilizado foi o Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28), versão em português (ACSI-28BR) que aborda questões especificas de habilidades de coping no esporte. Houve diferença significativa para efeito principal na interação entre género, modalidade e nível competitivo para: Lidar com Adversidades e Desempenho sob Pressão. O estudo identificou diferentes contextos influenciam diretamente a aquisição de habilidades de coping.^len^aThe aim of the present study was to analyze the coping skills in Brazilian athletes. Specifically, verify the differences between the genders (male and female), sports (individual and collective), at different levels (regional, national and international). The sample was 375, mean age 16.8 ± 2.1, mostly male (74.7%) and sports collective (68.3%). Concerning level, 124 athletes were rated regional level, 72 national level and 171 international level. The instrument used was the Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28), Brazilian Portuguese version (ACSI-28BR) with items specific coping skills in the sport. Significant difference for main effect in the interaction between gender, sport and competitive level for: Coping with adversity and peak under pressure. The study found that different contexts directly influence the acquisition of coping skills.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License