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Motricidade

 ISSN 1646-107X

OLKOSKI, M.M.; MATHEUS, S.C.; MORAES, E.C.    TUSSET, D.. Metodologia para o planejamento de aulas de hidroginástica. []. , 9, 3, pp.36-43. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(3).688.

^lpt^aO objetivo desse estudo foi analisar uma metodologia para o planejamento de aulas de hidroginástica. Dezessete mulheres realizaram individualmente uma aula de hidroginástica. Obteve-se o consumo de oxigênio (analisador de gases TEEM 100) e a frequência cardíaca (frequencímetro Polar® -Accurex Plus) a cada 20 segundos, sendo a concentração de lactato sanguíneo (lactímetro portátil Biosen 5030 EKF-Diagnostic) e o índice de percepção de esforço (IPE) (Escala de Borg) verificados a cada 5 minutos e 50 segundos. A estatística utilizada apresentou valores médios e a variância (ANOVA OneWay com Post-hoc de Bonferroni) para cada variável entre as fases e os seis blocos da aula (p < .05). Os resultados mostraram que as variáveis aumentaram progressivamente até o bloco 4 e partir do bloco 5 começaram a diminuir, confirmando a estrutura de pirâmide previamente elaborada. Os valores médios da fase principal da aula sugerem que a prática regular de aulas de hidroginástica nessas condições, provavelmente proporcionará a melhora do condicionamento físico aeróbico em sujeitos com características semelhantes aos do grupo avaliado, com IPE razoavelmente fácil. Conclui-se que a estrutura da aula sugerida poder ser eficiente na elaboração de aulas de hidroginástica.^len^aThe aim to this study was analyze a methodology for a shallow-water fitness planning. Seventeen women performed individually shallow-water fitness. We obtained the oxygen uptake (gas analyzer TEEM 100) and heart rate (frequency meter Polar®-plus Accurex) every 20 seconds. The blood lactate concentration (lactimeter portable Biosen 5030 EKF-Diagnostic) and rate perceived exertion (RPE) were collected every 5 minutes and 50 seconds. Mean, repeated-measures ANOVA and Bonferroni´s post hoc tests were used for each variable between the phases and the six blocks of class (p < .05). The variables increased progressively until block 4 and, from block 5 they started to decrease, which confirmed the pyramid structure suggested. The responses found at the main phase indicate that the physical fitness can be improved when shallow-water fitness is performed regularly and in the same situation as in this study, with a RPE fairly easy. In conclusion, this methodology structure seems to be efficient for others shallow-water fitness.

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