9 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

DREWS, R.; CARDOZO, P.L.; CORAZZA, S.T.    FLORES, F.S.. Análise do desempenho motor de escolares praticantes de futsal e voleibol. []. , 9, 3, pp.105-116. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(3).1123.

^lpt^aO objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor de escolares a partir da prática regular de futsal e voleibol. A amostra foi constituida por 60 indivíduos do sexo masculino, com idade média de 16 ± 0.4 anos, divididos em dois grupos: praticantes de futsal (GF) (n = 32) e praticantes de voleibol (GV) (n = 28). Os indivíduos analisados praticavam regularmente 2 aulas semanais de 60 minutos em suas respectivas modalidades esportivas, no período mínimo de 6 meses. Para avaliar as capacidades físico-motoras foram utilizados os protocolos de teste Shuttle Run ou Corrida do Vai-e-Vem de Johnson e Nelson (1979) para agilidade, software de Pereira, Teixeira, Villis, e Corazza (2009) para o tempo de reação simples e escolha, e o cinesiômetro (Paixão, 1981) e goniômetro (Hurley, Rees, & Newham, 1998) para propriocepção de membros superiores e inferiores respectivamente. Para a análise dos dados, fez-se uso da estatística inferencial, com o Teste t para amostras independentes, através do pacote estatístico SPSS versão 14.0, com nível de significância alfa de 5%. Os resultados não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos em nenhuma capacidade físico-motora analisada.^len^aThe aim of this study was to analyze the motor performance of students from the regular practice of indoor soccer and volleyball. The study group consisted of 60 males, mean age 16 ± 0.4 years, divided into two groups: indoor soccer (GF) (n = 32) and volleyball players (GV) (n = 28). All individuals analyzed possessed a regular practice of two weekly classes of 60 minutes each session in their respective sports, at least 6 months of practice and could not perform other physical activities/sports regularly in extracurricular period. To evaluate the physical and motor skills were used in testing protocols Shuttle Run or Race-and-Go Comes Johnson and Nelson (1979) for agility, software Pereira, Teixeira, Villis, and Corazza (2009) for the TRS and TRE, and cinesiômetro (Paixão, 1981) and goniometer (Hurley, Rees, & Newham, 1998) proprioception to the upper and lower limbs respectively. For data analysis, was made use of descriptive statistics, with the t test for independent samples, using the statistical package SPSS version 14.0, with a significance level alpha of 5%. The results showed no statistically significant difference between groups in any physical-motor ability assessed.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License