9 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

CABRAL, B.G. et al. Relação da maturação com a antropometria e aptidão física na iniciação desportiva. []. , 9, 4, pp.12-21. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(4).689.

O presente estudo centra-se em verificar a influência da maturação na antropometria e aptidão física de jovens praticantes de voleibol, observando a correlação do estado maturacional com as demais variáveis. A amostra do estudo foi composta por 149 sujeitos (n= 149) de 8 a 14 anos. Para verificação da maturação, utilizou-se a idade cronológica e idade óssea como preditor maturacional através do método Grave-Brown (1976). Por sua vez, para as variáveis antropométricas, foram usadas as medidas de massa, estatura, índice ponderal, diâmetros biacromial e bi-crista ilíaca, perímetros de braço e perna, e perímetros de braço e de perna corrigidos, além dos testes físicos de agilidade, coordenação e força explosiva de membros inferiores e superiores. Ao observar a correlação entre a maturação e as demais variáveis, constatou-se que, no feminino, apenas o índice ponderal não apresentou correlação significativa e, no masculino, o índice ponderal, agilidade e coordenação. Em ambos os sexos, a estatura e diâmetros biacromial e bi-crista ilíaca apresentaram bons resultados. Assim, o estudo permite concluir que existe correlação entre o estágio maturacional, a variável força e variáveis antropométricas, ressaltando, ainda, a importância da avaliação de diferentes variáveis ao se trabalhar com orientação e promoção de talentos no desporto.

: idade óssea; morfologia; desporto.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License