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Motricidade

 ISSN 1646-107X

GRECO, Pablo Juan; ABURACHID, Layla Maria Campos; SILVA, Schelyne Ribas da    MORALES, Juan Carlos Perez. Validação de conteúdo de ações tático-técnicas do Teste de Conhecimento Tático Processual: Orientação Esportiva. []. , 10, 1, pp.38-48. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.10(1).2124.

^lpt^aA avaliação do nível de rendimento tático do atleta em competições, durante o processo de treino, nas fases de formação ou no alto rendimento, possibilita o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem nos jogos desportivos coletivos. Neste sentido, o presente estudo relata a utilização do método de validade de conteúdo para avaliar as ações na composição de um teste de orientação desportiva. Um painel de juízes avaliou as ações nos seguintes critérios: clareza da linguagem, pertinência prática e representatividade do item. A validação teórica teve como objetivo estabelecer itens para a criação do teste de conhecimento tático processual direcionado a avaliar o nível de tomada de decisão de crianças e jovens em jogos realizados com as mãos e com os pés. Os resultados demonstraram como ações desportivas podem se tornar itens validados. O procedimento se mostrou eficaz para elencar-se a ocorrência dos itens como parte da validação empírica do teste, aprovando 16 itens das 18 ações com coeficiente a partir de 0.82. Assim, o estudo permitiu concluir que as ações tático-técnicas validadas por meio do método de validade de conteúdo avaliam o conhecimento tático processual que, como teste permitirá planificar os processos de ensino-aprendizagem da capacidade tática do rendimento desportivo.^len^aThe assessment of the level of tactical athlete's performance in competitions, during the training process, youth training or the sport performance allows the improvement of the teaching-learning process in team sports. Therefore this study reports the use of the content validity method with the aim of evaluating actions to compose a sporting orientation test. A panel of judges evaluated the actions regarding the following criteria: clarity of language, practical relevance and item representativeness. The theoretical validation aimed to establish items to create tactical procedure knowledge test to assess children and youth decision-making level in team sports played with hands and/or feet. The results showed how sports actions can become validate as items. The procedure was effective to outline items occurrence as part of empirical validation test approving 16 items of 18 actions with coefficient higher than 0.82. Thus, the study shows that the technical-tactical actions validated by content validity method assess procedural tactical knowledge, which as a test will allow the processes of teaching and learning of tactical ability of sport performance.

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