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Motricidade

 ISSN 1646-107X

ALMEIDA, Paulysnara de Oliveira et al. Assimetrias Postural e de Distribuição de Carga em Pré-escolares. []. , 11, 4, pp.58-70. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.4033.

O objetivo do estudo foi investigar a simetria postural e de distribuição de carga em crianças pré-escolares. A amostra foi composta de 67 crianças pré-escolares. Parâmetros posturais como: os alinhamentos horizontais da cabeça, do acrômio e das Espinhas Ilíacas Antero Superiores (EIAS), os ângulos entre os acrômios e as EIAS, frontal, Q, do joelho e do tornozelo e a assimetria horizontal da escápula em relação à T3 foram avaliados por fotogrametria. Baropodometria foi utilizada para identificar a distribuição da pressão plantar, enquanto o arco medial do pé foi analisado por fotografia. A mediana, o desvio padrão e a razão de simetria foram calculadas para cada parâmetro, sendo considerado simetria valores superiores a 90%. Correlação foi realizada entre os parâmetros analisados. Houve distribuição assimétrica para os parâmetros posturais e de distribuição de carga e uma correlação fraca e significativa entre a simetria da superfície e morfologia podal e entre a simetria da carga podal e do ângulo frontal do membro inferior. A presença de assimetrias, postural e de distribuição de carga observadas na primeira infância sugerem a importância de se monitorar os parâmetros posturais e de carga podal a longo prazo, a fim de prevenir alterações posturais e biomecânicas futuras

: Criança; Pré-escolar; Postura.

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