11 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

LAPRESA, Daniel et al. Análise comparativa da utilização do espaço de jogo em Futebol-7 e  Futebol-8: aplicação da Metodologia Observacional para a determinação do tamanho mínimo da amostra. []. , 11, 4, pp.92-103. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.4138.

No decorrer da época desportiva 2011-2012, a Federação Espanhola de Futebol alterou o formato das competições de jovens nos jogos realizados entre as equipas representativas das diferentes regiões autónomas de Espanha. No sentido de respeitar as normas instituídas, as federações regionais adaptaram as respetivas competições. Considerando-se a utilização do espaço como um indicador funcional da qualidade de jogo neste nível, o presente estudo examina a adequação dos dois formatos: Futebol-7 e Futebol-8. De entre as nove hipóteses encontradas acerca da relação entre a zona em que a situação de jogo se iniciava e que, posteriormente, terminava, apenas uma hipótese se mostrou significativa (p < .05). Não obstante, as tabelas de contingência evidenciaram diferenças significativas entre a situação de jogo reduzido de 7x7 e 8x8. Utilizou-se o software estatístico G-Power para determinar o tamanho mínimo da amostra que, provavelmente, permitiria encontrar diferenças significativas nos diferentes níveis de potência do teste: 95%, 90%, 85%, e 80%. Dadas as dificuldades em organizar uma nova recolha de dados, simulou-se o aumento do tamanho da amostra respeitando-se as características dos dados originais, nomeadamente os valores encontrados, a variabilidade e a distribuição. Os resultados obtidos através da amostra original foram, posteriormente, comparados com os resultados da simulação.

: metodologia observacional; tamanho da amostra; potência do teste; futebol.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License