12 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

NOBRE, Francisco Salviano Sales; BANDEIRA, Paulo Felipe Ribeiro    VALENTINI, Nadia Cristina. Atrasos motores em crianças desfavorecidas socioeconomicamente: Um olhar Bioecológico. []. , 12, 2, pp.59-69. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.7178.

^lpt^aApoiado no Modelo Bioecológico, o objetivo do estudo foi investigar como os processos proximais eram conduzidos para desenvolver as habilidades motoras fundamentais nos microssistemas escola e projetos sociais esportivos e, verificar se a competência motora das crianças nessas habilidades motoras direcionava seu engajamento em outros contextos (intercâmbio social). Crianças do Ensino Fundamental I de um município localizado no Semiárido do Brasil foram avaliadas através do Test of Gross Motor Development-2. A investigação do contexto de desenvolvimento e dos processos proximais realizou-se por meio de observação assistemática não participante e entrevistas a professores de educação física em diferentes escolas e comunidades. As entrevistas foram analisadas mediante o uso do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados evidenciam uma prevalência de 100 % de atrasos motores; desempenhos mais pobres foram evidenciados por meninas e em crianças não assistidas por programas sociais esportivos. A carência de aulas de educação física na escola e de propostas pedagógicas para promover o desenvolvimento de habilidades motoras foi observada no contexto, contribuindo para os atrasos detetados. Os microssistemas escolas e programas sociais são influenciados pela omissão do poder público (exo e macrosistemas), repercutindo no desempenho das crianças investigadas.^len^aSupported on the bioecological model, the aim of this study was to investigate how the proximal processes to develop the fundamental motor skills in the microsystems of schools and sport social programs were conducted; and, if children’ motor competency in those motor skills would guide their engagement in other contexts (community and social activities exchanges).Elementary school’ children from a Brazilian’ semiarid were assessed using the Test of Gross Motor Development-2. The investigations of the developmental context as well as the proximal process were conducted throughout non-participant and non-systematic observations and interviews with the physical education teachers from different schools and communities. The interviews were analyzed using the collective subject discourse. The results showed prevalence of 100% of motor delays; poorer performance was observed among girls and children that did not attended to social sport programs. The lack of physical education classes and pedagogical program to promote the development of motor skills were context observed, possibly contributing to the detected delays. The Microsystems schools and social programs are influenced by the omission of the public administration (exo e macro systems) reflecting in children performance.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License