13 2Correlations between the simulated military tasks performance and physical fitness tests at high altitude 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

LIRA, Hugo Augusto Alvares da Silva et al. Efeitos do tipo de polimento na resistência anaeróbia de jovens atletas de basquetebol. []. , 13, 2, pp.03-11. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.7678.

O objetivo da investigação foi analisar o efeito do tipo de polimento sobre a resistência anaeróbia em jovens atletas de basquetebol do sexo masculino. Trata-se de uma investigação com duração de 12 semanas, desenvolvida com 47 basquetebolistas, divididos randomicamente  em três grupos: polimento linear (GL), polimento por etapa (GE) e grupo de controle (GC). Todos os grupos fizeram a mesma planificação de treinamento até às últimas três semanas da periodização (fase do polimento). Somente o GC não realizou polimento. Utilizou-se o Running Anaerobic Speed Test na última semana de cada mesociclo a fim de avaliar a resistência anaeróbia. Os achados revelaram que a resistência anaeróbia atenuou do período competitivo para o polimento no GL (p= .01) e GE (p= .01), fato não verificado para o GC (p= .29). Identificou-se diferença significativa da resistência anaeróbia entre GL e GC (p= .01), GE e GC (p= .01) e entre GL e GE (p= .04) na etapa do polimento. Concluiu-se que as estratégias de polimento foram eficientes para maximizar a resistência anaeróbia de jovens atletas de basquetebol, embora a estratégia de polimento linear tenha revelado uma maior melhora na resistência anaeróbia quando comparada a estratégia de polimento por etapa.

: desempenho; esporte; basquetebol.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License