14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

ALEXANDRE, Dryellen da Rocha et al. Correlação da segurança alimentar com o estado nutricional de crianças escolares. []. , 14, 1, pp.164-169. ISSN 1646-107X.

O objetivo deste estudo foi avaliar a correlação da segurança alimentar com o estado nutricional de crianças em duas escolas de Fortaleza - CE. O estudo foi do tipo transversal realizado em abril de 2017. A amostra foi composta por escolares do 1º ao 5º ano de uma escola particular e uma pública de Fortaleza/CE, com idades entre 6 a 10 anos. Foi realizada avaliação antropométrica e utilizados questionários baseados na Escala Brasileira de Segurança Alimentar (EBIA) e do Consumo Alimentar. A prevalência de segurança alimentar foi de 92% na escola particular e 49% na escola pública. A avaliação do consumo alimentar resultou em uma maior ingestão de feijão, bebidas adoçadas e macarrão instantâneo pelos alunos da escola pública. Além disso, verificou-se que o consumo de frutas e biscoitos recheados foi maior na escola particular. Conclui-se que a prevalência de segurança alimentar assim como o acesso a alimentos é bastante influenciada pelas condições socioeconômicas. Esses fatores devem ser considerados na elaboração de ações promotoras de saúde, visando uma alimentação mais saudável e acessível a todos.

: segurança alimentar; crianças; consumo alimentar.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License