14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

SOUZA, Maria Camila Gonçalves Campos et al. Estado nutricional e aceitação da dieta por pacientes cardiopatas. []. , 14, 1, pp.217-225. ISSN 1646-107X.

Objetivou-se identificar o estado nutricional, a satisfação e aceitação da dieta hospitalar. Estudo de delineamento transversal, com 50 pacientes diagnosticados com alguma patologia cardiovascular. Foi realizada a identificação do estado nutricional através dos questionários Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), Nutritional Risk Screening (NRS-2002), e através do IMC, comparando os diferentes métodos. Depois foi aplicado outro questionário para identificação da satisfação e da ingestão da dieta oferecida, adaptado de Pfaffenzeller. De acordo com a ANSG nenhum paciente foi constatado com desnutrição, já o NRS-2002 mostrou que 30% dos pacientes estavam em risco nutricional; o IMC mostrou que 52% dos pacientes estavam acima do peso recomendado. Sobre as variáveis que influenciaram na aceitação da dieta, percebeu-se que 80% dos pacientes estavam com o apetite preservado, e 52% faziam uso de sal reduzido antes da internação. Os pacientes relataram estar satisfeitos com a dieta oferecida, tanto no almoço (87,6%) como no jantar (80%). Sobre a quantidade, a maioria dos pacientes consumiram as refeições completamente, no almoço (66%) e jantar (68%). A NRS-2002 mostrou-se mais eficiente no rastreio do risco nutricional, quando comparada a ANSG. Os pacientes apresentaram boa aceitação da dieta oferecida, tanto em relação as variáveis como em relação a quantidade ingerida.

: doenças cardiovasculares; estado nutricional; avaliação nutricional; dieta.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License