14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

LOPES, Osmar Porfírio Sampaio et al. Prevalência de lesões e avaliação funcional do movimento entre praticantes de Jiu Jitsu. []. , 14, 1, pp.368-375. ISSN 1646-107X.

O objetivo principal é estudar possíveis relações entre à prevalência de lesões e o sistema Funcional do Movimento em lutadores de Jiu Jitsu.Um questionário foi aplicado a fim de detectar a incidência de lesões. A pesquisa caracterizou-se como quantitativa de cunho analítico e transversal. A amostra foi composta por 31 indivíduos do sexo masculino.  A média de idade dos participantes da pesquisa foi de 30,9 ± 7,3 anos. O joelho foi a articulação mais acometida por lesões (71%), seguido pela coluna (29%), ombro (29%), cotovelo (26%) e tornozelo (19%). Todos os indivíduos participantes do estudo apresentaram algum tipo de lesão. Conclui-se que as articulações mais acometidas por lesões entre os participantes foram joelho, coluna e ombros, corroborando com vários estudos apresentados na pesquisa bibliográfica.

: arte marcial; funcionalidade; FMS.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License